quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Curiosidade: Afinal, cães têm sentimentos?

Sim, segundo o professor de neuroeconomia Gregory Berns, da Universidade Emory (Geórgia, EUA), os cães, têm emoções, assim como nós humanos.


Este resultados foi afrimado a partir de exames de ressonância magnética no cérebro de doze cães que mostraram que eles usam a mesma parte do cérebro que nós para “sentir”.


Pelo fato dos cães não poderem falar, os cientistas baseiam-se em observações comportamentais para inferir no estariam pensando, mas isso é obviamente complicado e pode ser pouco confiável.


1tedio


As pessoas geralmente não gostam de fazer exames de ressonância magnética porque precisam ficar completamente imóveis durante o procedimento. Na prática veterinária convencional, os animais são colocados sob anestesia para garantir que não vão se mover.


Devido à enorme complexidade da forma como as diferentes partes do cérebro estão ligadas umas às outras, geralmente não é possível relacionar uma única função cognitiva ou emoção a uma única região do cérebro. Mas o núcleo caudado pode ser uma exceção. Partes específicas se destacam por sua ativação consistente para muitas coisas que os seres humanos gostam – tão consistente que, sob as circunstâncias corretas, pode prever as nossas preferências por comida, música e até mesmo beleza.


Nos cães, a pesquisa constatou que a atividade no núcleo caudado aumentou em resposta a sinais com mãos indicando alimentos. O caudado também se ativou para o cheiro de seres humanos conhecidos. E, em testes preliminares, ativou durante o retorno de um proprietário que tinha momentaneamente saído de vista.






via Tedioo Noticias http://www.tedioo.com/curiosidade-afinal-caes-tem-sentimentos/